Igreja Evangélica Metodista Portuguesa

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Cantares Ecuménicos de Natal

alt

Na noite de 21 de dezembro, um grupo de pessoas das Igrejas Metodista, Lusitana, e Católica Romana juntaram-se para cantar o Natal de Jesus, pelas ruas do centro histórico da cidade do Porto. Esta é uma atividade organizada anualmente pelo Grupo Ecuménico do Porto que desta vez optou por iniciar os Cantares no Terreiro da Sé, passando por Santa Catarina e terminar na Avenida dos Aliados.

 

XIX Fórum Ecuménico Jovem

alt

No sábado, 4 de novembro aconteceu no Seminário Menor em Braga o XIX Fórum Ecuménico Jovem com o tema “Eis que faço novas todas as coisas”. Presentes estiveram cerca de 300 jovens das Igrejas Católica Romana, Metodista, Lusitana e Presbiteriana.
Após um período de acolhimento o programa teve início com a celebração inicial composta por tempos de louvor, leituras bíblicas e oração. Em seguida e já num espaço de auditório decorreu o painel de debate sobre a atualidade da Reforma Protestante do qual fizeram parte a Pastora Eva Michel da Igreja Presbiteriana, a Joana Teixeira da Igreja Metodista, o Pe. José Pedro da Igreja Católica Romana e o Professor João Duque da Faculdade de Teologia da Universidade Católica. A moderar este painel que levou os jovens a ouvir e a refletir sobre como viver a Reforma hoje esteve o Pe. João Aguiar Campos do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica Romana.
Durante a tarde, e depois de um almoço partilhado, aconteceram diversos workshops desde teatro, música, grafiti, política, ciência e fé, oração entre outros que depois contribuíram para a Festa de Cristo, o momento final deste Fórum.
O XIX Fórum terminou com a distribuição de pequenos pinheiros como gesto de envio alertando todos os presentes para a responsabilidade que temos enquanto mordomos da criação de Deus, lembrando também a reflorestação que é necessária depois dos vários incêndios que destruíram muita da floresta no nosso país.
A Igreja Metodista fez-se representar por um bom grupo de jovens e Pastores de várias das igrejas locais assim como pelo Bispo Sifredo Teixeira que faz parte do Grupo Coordenador deste Fórum.

 

50 anos de diálogo entre a Igreja Metodista e a Igreja Católica Romana

Na passada quinta-feira, 19 de outubro, uma delegação de metodistas foi recebida pelo Papa Francisco no Salão do Consistório do Palácio Apostólico no Vaticano em Roma como parte do programa para assinalar o 50º aniversário do diálogo entre metodistas e católicos.
O secretário-geral do Conselho Mundial Metodista, Bispo Ivan Abrahams, dirigiu-se ao Papa em nome da delegação metodista agradecendo a base que foi lançada para promover a unidade como um único corpo em Cristo. Também o Papa Francisco no seu discurso afirmou que devemos "permanecer juntos, como os discípulos que aguardam o Espírito e como irmãos numa jornada compartilhada".
O Bispo Sifredo Teixeira esteve presente nesta receção a representar o Conselho Europeu Metodista, uma vez é que um dos dois Presidentes deste Conselho.
Após a receção aconteceu um Encontro com palestras sobre o diálogo no Centro para a Unidade Cristã em Roma seguido de um culto ecuménico de encerramento no Oratório de S. Francisco Xavier presidido pelo Bispo Católico Romano Brian Farrel e pelo Bispo Metodista Ivan Abrahams.

 

Encontro da Conferência das Igrejas da Europa

A 5 e 6 de outubro aconteceu em Volos, na Grécia a terceira de uma série de consultas preparatórias para a Assembleia Geral da Conferência das Igrejas da Europa de 2018.
Estiveram presentes representantes de toda a Europa, desde Portugal no Ocidente até à Arménia no Oriente. A representar o Conselho Português de Igrejas Cristãs esteve a Pra. Eunice Alves.
Foi um tempo dedicado ao debate sobre o tema “Que futuro para a Europa? Contribuição das Igrejas na Construção de uma Comunidade de valores.”
Ficaram muitas interrogações, esperanças e partilhas de experiências solidárias, sobretudo junto dos refugiados que todos os dias chegam aos portos da Grécia e da Itália. Nessa ação todas as igrejas se têm juntado para servir em nome de Cristo.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o atual cenário socioeconómico da Grécia, as implicações da crise económica e o que as Igrejas fazem para mitigar o sofrimento que esta trouxe.
O próximo encontro de consulta terá lugar em Praga, de 30 de novembro a 1 de dezembro de 2017.

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Fotografias

Faixa publicitária

Registo

Registe-se para receber toda a informação actualizada.




Destaque

John Wesley - Cidadão Cristão
A pregação de Wesley era apoiada pela sua responsabilidade social. Ele instigava as pessoas a "alimentar os pobres e a vestir os nus". A noção, ainda hoje apoiada por alguns, de que a pobreza era o resultado da preguiça, foi considerada por Wesley como "diabolicamente falsa".

Continuar...

Programas de TV e Rádio